Uma parte da delegação brasileira que estava em missão oficial em Israel cruzou a fronteira para a Jordânia na manhã desta segunda-feira (16), segundo informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O grupo, que inclui prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais, seguiu de ônibus e deverá retornar ao Brasil em um voo particular.
Entretanto, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, continua em território israelense, acompanhado por sua equipe, e não integrou esse primeiro grupo de evacuação.
No domingo (15), o governador relatou ter buscado abrigo em um bunker após mísseis iranianos serem lançados e interceptados no país. Apesar da situação tensa, ele afirmou que a delegação segue com compromissos oficiais focados em tecnologia, inovação e parcerias estratégicas para Rondônia.
A Comissão de Relações Exteriores do Senado identificou cerca de 41 autoridades brasileiras em áreas de risco na região, incluindo integrantes da equipe do governador. Foi solicitado apoio da Força Aérea Brasileira para o retorno seguro ao Brasil.
No momento, o grupo está recebendo apoio das autoridades israelenses, mas ainda não há previsão oficial para a liberação do espaço aéreo e eventual retorno. A situação segue em monitoramento.