Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional em 2026

Inscrições para vagas presenciais e EAD seguem até 25 de novembro

A Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), abriu as inscrições para os Cursos de Aprendizagem Industrial 2026. A iniciativa oferece formação gratuita para jovens e adultos que desejam se qualificar e ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de novembro de 2025, exclusivamente pelo site do Senai, na aba “Inscrições”. Cada participante pode concorrer a apenas uma vaga, desde que atenda a todos os critérios exigidos.

Requisitos de inscrição

  • Ter entre 14 e 23 anos e 11 meses;

  • Estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio (regular ou EJA) ou já ter concluído;

  • Cumprir o número mínimo de alunos por turma: de 30 a 35 vagas para cursos presenciais e de 50 a 70 vagas para cursos a distância (EAD);

  • A seleção será feita por ordem de inscrição.

Cursos disponíveis

Aprendizagem Básica (presencial – 400h)

  • Mecânico de veículos leves

  • Montador e reparador de computadores

  • Pedreiro

  • Confeiteiro

  • Eletricista industrial

  • Eletricista de instalações prediais

  • Assistente administrativo

  • Auxiliar de operações logísticas

  • Desenhista técnico em edificações

  • Eletricista de automóveis

  • Mecânico de motocicletas

Aprendizagem Técnica (presencial e EAD)

  • Técnico em Eletrotécnica – presencial (1.200h)

  • Técnico em Eletromecânica – presencial (1.440h)

  • Técnico em Eletrotécnica – EAD (1.200h)

  • Técnico em Eletromecânica – EAD (1.440h)

  • Técnico em Informática para Internet – EAD (1.000h)

  • Técnico em Internet das Coisas (IoT) – EAD (1.300h)

  • Técnico em Logística – EAD (960h)

Os cursos abrangem diversas áreas da indústria e dos serviços, com foco no aprendizado prático e na empregabilidade. As inscrições devem ser feitas on-line, no portal oficial do Senai.

*Com informações da Assessoria de Comunicação

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