O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o parabenizou por seu 80º aniversário durante um encontro na Malásia. O gesto sinaliza uma melhora na relação entre os dois líderes. Apesar da cordialidade e dos elogios mútuos à reunião, nenhum acordo formal foi assinado entre os dois países. O encontro era visto com grande expectativa, especialmente no que diz respeito a um possível acordo comercial para reverter tarifas que impactam a economia brasileira.
Segundo o correspondente da Jovem Pan nos Estados Unidos, Eliseu Caetano, a reunião foi um encontro preliminar que servirá de base para futuras negociações. Durante o evento na Malásia, ao ser questionado sobre o presidente brasileiro, Trump declarou: “Lula é um cara muito vigoroso, impressionante”.
O ex-presidente americano aproveitou a ocasião para desejar um feliz aniversário a Lula, que completou 80 anos. “Quero aproveitar este momento para desejar um feliz aniversário ao presidente do Brasil. Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, é muito impressionante isso. Então, feliz aniversário, Lula”, disse Trump.
Embora um acordo comercial não tenha sido fechado, a aproximação e o tom amigável entre os dois presidentes são vistos como um passo positivo para as futuras relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
*Com informações de Eliseu Caetano



