Condenado pelo STF, Bolsonaro ainda enfrenta prisão domiciliar e outros processos

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão. Além disso, enfrenta outro processo relacionado a ações com o governo dos EUA. Entenda os crimes e as implicações legais.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado. A decisão, tomada por 4 votos a 1, inclui os crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado.

Apesar da condenação, Bolsonaro e os demais réus ainda podem recorrer da decisão. Caso os recursos sejam rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas.

Além disso, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar em decorrência de outro processo. Ele é investigado por sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do STF.

Nesse processo, Bolsonaro é acusado de enviar recursos via Pix para bancar a estadia de seu filho, Eduardo Bolsonaro, nos EUA. Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob alegação de perseguição política. Em agosto, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro e o filho pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

O governo dos Estados Unidos anunciou sanções contra o Brasil e autoridades brasileiras, incluindo um tarifaço de 50% para importações de produtos do país e punições financeiras ao ministro Alexandre de Moraes por meio da Lei Magnitsky.

Trump e integrantes de seu governo afirmam que Bolsonaro é alvo de uma “caça às bruxas” e que Moraes age contra a liberdade de expressão de empresas americanas que administram redes sociais.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *